Ações educativas

SUBSTITUIÇÃO DE SEMÁFOROS CONVENCIONAIS POR OUTROS COM TECNOLOGIA LED
PALESTRA EDUCATIVA NA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PEDRO DA GRAÇA
PALESTRA EDUCATIVA NA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PEDRO DA GRAÇA
PALESTRA EDUCATIVA NA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR GUSTAVO
REALIZAÇÃO DA PINTURA HORIZONTAL NA AVENIDA CORONEL LUIZ MAIA
PALESTRA EDUCATIVA NA SIPAT DA EMPRESA PRINCESA DO NORTE

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas decretou o que chamou de “Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020)”. A iniciativa, que também é chamada de Movimento Maio Amarelo, tem como meta a redução de 50% nos acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. Desta forma, neste sábado, 4, na Praça Pio XII, em Montes Claros, aconteceu a solenidade de abertura da Campanha Maio Amarelo 2019.

A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Montes Claros, através da MCTrans (Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros) em parceria com todas as secretarias municipais, e que conta com o apoio do Exército, Samu, DER, Bombeiros, Guarda Municipal, Detran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Sest-Senat, entre outras empresas, órgãos e entidades.

Em Montes Claros, apenas em 2018, o SAMU atendeu 3.072 ocorrências de acidentes de trânsito, envolvendo motocicletas (1.998), carros, caminhões e ônibus (560) e bicicletas (274), além de 240 atropelamentos. Em 2019, entre os meses de janeiro e março, a instituição já atendeu 700 ocorrências de acidentes de trânsito, dados que justificam a preocupação das entidades do poder público e a própria realização da campanha.

Agora, a programação da Campanha Maio Amarelo continua com uma ação educativa na próxima sexta-feira, 10, na Escola Estadual Dr. João Alves, no bairro Santa Lúcia; blitz no Distrito Industrial, onde foi detectado um número alto de acidentes, no dia 14; ação educativa no dia 20, no Distrito Industrial; blitz no dia 21, no posto da Polícia Rodoviária, na BR-135; e, no dia 25, acontecerá uma simulação de acidente entre veículo e locomotiva na linha férrea, no bairro São Judas.