COMUNICADO DE ADIAMENTO - PREGÃO PRESENCIAL: 0028/2017

 

 

 A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, em parceria com Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (Mctrans) vai ampliar a malha cicloviária na cidade. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas, o que diminuirá o fluxo de veículos automotores no perímetro urbano, bem como os ruídos e poluentes. A medida também visa a melhoria da qualidade de vida dos montesclarenses, seja para a prática de exercícios físicos, ou mesmo para necessidades de deslocamento rotineiro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, acredita que “uma cidade mais humana é aquela na qual as pessoas podem trabalhar, estudar e se divertir sem tanta necessidade de utilização de transportes motorizados. Quando a maioria das pessoas trocar os carros e os ônibus por bicicletas para ir trabalhar, por exemplo, a qualidade de vida irá melhorar significadamente. A mudança de habito também tornará a cidade mais limpa, com menos poluentes e ruídos”, explicou.

O presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, disse que a princípio serão criadas ciclofaixas e, depois, novas ciclovias. “ Num primeiro momento, serão criadas ciclofaixas, com pintura, nas ruas ou avenidas, separando o limite da pista. Depois, serão criadas as ciclovias, espaços físicos separados das vias públicas”, salientou. Disse, ainda, que a Avenida José Corrêa Machado será a primeira a ganhar a ciclofaixa. “É uma avenida extensa e importante, onde a população costuma fazer atividades físicas. Esta ciclofaixa dará mais segurança aos ciclistas, sem diminuição do espaço para os carros, uma vez que será construída na área de estacionamento, que deixará de existir. A escolha da avenida também foi devido à sua localização estratégica, ligando bairros da região do Morada do Sol até a área central.