O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 06:00 às 23:00, e transporta pessoas que utilizam cadeiras de rodas, próteses ou que tenham a mobilidade reduzida permanentemente, tendo pois, dificuldade de utilizar um ônibus convencional do transporte coletivo urbano.

Os veículos utilizados são adaptados com elevadores, e em alguns casos, possuem auxiliares para embarque e desembarque de usuários, conforme preconiza a Lei 3.580 de 09 de junho de 2006 e o Decreto 2.305 de 12 de dezembro de 2006.

Procedimentos para o Credenciamento

Para efeito de credenciamento, a pessoa interessada e/ou seu representante, deverá entrar em contato com a MCTRANS (Praça Presidente Tancredo Neves, s/n , Terminal Rodoviário, Canelas, telefone para contato - 3213-0350) portando além dos documentos pessoais, os devidos laudos médicos e periciais. Após este credenciamento, o usuário receberá um código de credencial, emitido pela MCTRANS, que permite a utilização deste tipo de transporte.

 

AGENDAMENTO

O usuário já credenciado para utilizar o serviço do TRANSPECIAL deverá proceder o agendamento prévio de suas viagens locais, telefonando para o DISQUE TRANSPECIAL (3224-5750)  com 2 (dois) dias de antecedência, prestando as seguintes informações:

  • a) Número da credencial;
  • b) Período/data da viagem;
  • c) Endereço da origem e do destino da viagem, com descrição do acesso mais fácil;
  • d) Condições da viagem (uso de aparelhos auxiliares, necessidade de acompanhantes, etc...)

A MCTRANS confirmará o agendamento da viagem através de telefonema ao usuário.

 

INFORMATIVO

I - No caso de horários conflitantes no agendamento do serviço, havendo impossibilidade de atendimento a todos os pedidos, a MCTRANS definirá como prioridades de atendimento os seguintes motivos de viagem:

  • a) Primeiro: tratamento de saúde;
  • b) Segundo: trabalho;
  • c) Terceiro: educação;
  • d) Quarto: lazer/outros.


II – O motorista não será autorizado a esperar mais que 5 (cinco) minutos após a hora marcada.
III – O usuário será considerado um passageiro desistente do serviço, caso não esteja aguardando o veículo no local de origem agendado, na hora marcada, sendo sua viagem de retorno automaticamente cancelada.
IV – Se o usuário não comparecer por 3 (três) vezes em um período de 3 (três) meses ou se prestar informações falsas para ser atendido, poderá acarretar suspensão da prestação dos serviços por 1 (um) mês, ou perda do credenciamento ou seu credenciamento será revisto, podendo ocorrer até a suspensão do atendimento por 01 (um) mês.
V – Caso o usuário precise permanecer no local do seu destino além da hora marcada, este deverá avisar o DISQUE TRANSPECIAL pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário agendado para retorno, neste caso não será garantido o seu retorno.

Informamos ainda que o agendamento diário é individual, possibilitando assim igual oportunidade a todos.